Mosaico

×

Menssagem de erro

  • Notice: unserialize(): Error at offset 105 of 1598 bytes em views_db_object->load_row() (linha 2263 de /usr/share/nginx/html/portal-observatorio/sites/all/modules/views/includes/view.inc).
  • Notice: unserialize(): Error at offset 196 of 5409 bytes em views_db_object->load_row() (linha 2263 de /usr/share/nginx/html/portal-observatorio/sites/all/modules/views/includes/view.inc).
  • Notice: unserialize(): Error at offset 208 of 1840 bytes em views_db_object->load_row() (linha 2263 de /usr/share/nginx/html/portal-observatorio/sites/all/modules/views/includes/view.inc).
  • Notice: unserialize(): Error at offset 183 of 5907 bytes em views_db_object->load_row() (linha 2263 de /usr/share/nginx/html/portal-observatorio/sites/all/modules/views/includes/view.inc).
  • Notice: unserialize(): Error at offset 116 of 1342 bytes em views_db_object->load_row() (linha 2263 de /usr/share/nginx/html/portal-observatorio/sites/all/modules/views/includes/view.inc).
  • Notice: unserialize(): Error at offset 153 of 162 bytes em views_db_object->load_row() (linha 2263 de /usr/share/nginx/html/portal-observatorio/sites/all/modules/views/includes/view.inc).
  • Notice: unserialize(): Error at offset 111 of 2407 bytes em views_db_object->load_row() (linha 2263 de /usr/share/nginx/html/portal-observatorio/sites/all/modules/views/includes/view.inc).

Precisamos dessacralizar o conceito de ciência e tecnologia. Precisamos levar esse tema para as grandes massas. Não é apenas trabalho de difusão científica. É trabalho ideológico. É trabalho didático para que a sociedade,
sabendo da importância da ciência e da tecnologia em sua vida, possa estar nos defendendo, possa estar lutando conosco no governo, no Congresso, por melhores verbas, sem as quais não promoveremos o desenvolvimento da ciência e da tecnologia.

O trabalho fala sobre o grande avanço cientifico e tecnológico que o Brasil teve durante um período, mas como a falta de novos recursos prejudica o avanço dessas áreas. É um estudo desenvolvido por um grupo independente de cientistas, economistas e especialistas em política científica no Brasil e no exterior, que produziu cerca de quarenta trabalhos sobre o contexto internacional, a capacitação do Brasil em ciência e tecnologia, os vínculos entre a ciência e tecnologia e a economia, e sobre as instituições brasileiras de financiamento à ciência e tecnologia.

O documento aborda a evolução da ciência e tecnologia no Brasil e aponta as metas planejadas para os dias de hoje.

 A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) realizará, entre os dias 5 e 9 de dezembro, o Colóquio Bourdieu, uma oportunidade para celebrar e debater a obra de Pierre Bourdieu, um dos mais importantes e influentes cientistas sociais da segunda metade do século XX, que deixou vasta obra sobre educação, cultura, literatura, arte, mídia, linguagem e política, buscando aliar inovação teórica com a prática rigorosa da pesquisa empírica.

A avaliação de tecnologias de saúde (ATS) visa qualificar e quantificar de maneira sistemática, ou desenvolver o conhecimento científico sobre tecnologia(s) relevante(s) para programa(s), visando tomar decisões, seja de adoção, uso racional ou abandono, mais objetivas, com base em provas científicas e atendendo aos princípios básicos de justiça social e responsabilidade fiscal. A influência dos programas de ATS internacionais fez emergir algumas lições relevantes, por exemplo: (a) o paralelo entre a capacidade instalada e o contexto da experiência, que pode propiciar ideias/conhecimento para desenvolver inovações e indústrias; (b) a influência na mudança do padrão das decisões de cobertura, do mérito e custo-efetividade ou accountability, mesmo em sistemas de saúde com modelo de mercado privado, diante da escalada de custos no setor; (c) a sistemática de acompanhamento dos processos de assistência incorporados para discriminar oportunidades de melhorias ou estabelecer parâmetros para benefícios em potência de novas tecnologias e sua comparação; e (d) o trabalho capilarizado em redes como multiplicador de capacidade, número de autores e especialidades, consciência, pertença e adesão às decisões, resultando em ações para a saúde com maior qualidade. Com o melhor embasamento sólido disponível no momento de realizar a decisão, além da defesa legal e civil daqueles envolvidos na decisão, a ATS representa a melhor resposta ao desafio da solidariedade e dos princípios superiores de equidade e acesso.

Nas últimas décadas, nota-se uma progressiva mudança no paradigma geopolítico e um maior protagonismo da área da ciência, da tecnologia e da inovação em saúde. Dadas as características da saúde, uma vez que articula parcela significativa da geração de conhecimento mundial, , o artigo procura subsidiar a aproximação do campo da saúde brasileira com o do desenvolvimento nacional e regional, caminhando em um sentido duplo. De um lado traz a agenda de desenvolvimento para o campo da saúde e, de outro, fornece pistas de como as ações em saúde podem contribuir para uma perspectiva mais geral de desenvolvimento nacional e internacional. Ademais, o artigo apresenta as influências político-econômicas na arena internacional e os efeitos adversos da globalização. Ressalta também o papel fundamental do Estado no desenvolvimento de políticas de ciência, tecnologia e inovação em saúde, sob influência da agenda de política externa. Por fim, diante das transformações mundiais provocadas pelo processo da globalização, o artigo conclui que o fortalecimento do Estado e a efetivação de políticas industriais voltadas para o fortalecimento do complexo da saúde despontam como iniciativas estratégicas para uma inserção soberana e equilibrada na arena internacional.

Evento debate Data Science na Fiocruz dia 07/07, no auditório do INCQS

Com o objetivo de reunir diversos grupos de ciência de dados da Fiocruz, será realizado no dia 7 de julho de 2017, o I Workshop de Data Science da Fiocruz. O evento, que conta com o apoio da vice-presidência de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS), é organizado pelo pesquisador Alberto Dávila, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC)/Fiocruz, além dos pesquisadores Maria Luiza Machado Campos, da UFRJ, e Sérgio Serra, da UFFRJ.

 

Começa hoje: III Simpósio de Inovação e Pesquisa do IOC

 

:: Programação

Entre os dias 27 e 29 de março, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), por meio de sua Vice-Direção de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, promove o III Simpósio de Pesquisa e Inovação. Voltada para o debate científico em torno de pesquisas sobre vacinas, fármacos, doenças negligenciadas e emergentes, nanotecnologia e entomologia molecular, esta terceira edição abordará temas como: Desafios urgentes para a ciência brasileira, Interface pesquisa/inovação: uma vacina para esquistossomose, Financiamento à pesquisa: desafios e soluções, Pesquisa e Serviço de Referência: como é este binômio?, entre outros.

O evento acontece realizado no campus da Fiocruz, no Rio de Janeiro (Av. Brasil, 4.365, Manguinhos). As inscrições podem ser realizadas no local.

Este trabalho faz parte de uma preocupação fundamental dos estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade na América Latina, que por sua vez é definido com a própria razão de ser da Política de Ciência e Tecnologia (PCT). É uma tentativa de compreender as relações entre PCT e dinâmicas inovadoras no Brasil.

Congresso Interno ocorrerá nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, como o tema "A Fiocruz e o futuro do SUS e da democracia.